News & Interviews

News & Interviews

Os motivos que levam Eric Clapton a ser o melhor guitarrista de todos os tempos

Blog

Eric Clapton é um ótimo guitarrista por vários motivos, e talvez não sejam os motivos que você pode esperar.
Ele é um inovador:

Clapton aprendeu o blues de gravações de grandes músicos de blues americanos (africanos), que eram inovadores e guitarristas fenomenais por direito próprio.

Ele também tocou com alguns dos melhores músicos de blues na Inglaterra na época, quando ele tocava com os Blues Breakers de John Mayall.

Mas então ele passou a transmutar esses ingredientes na música rock.

Seu trabalho com Cream é um ótimo exemplo de como Clapton tomou a forma de blues e atualizou e transformou isso em algo novo.

Ele não é o único músico que fez isso, mas ele é um dos originais que o fez incrivelmente bem.

Além disso, Clapton experimentou com seu instrumento e seu tom.

Se você toca guitarra elétrica, você pode ter percebido que a corda G (3ª corda mais clara) é uma corda simples ou desenrolada, enquanto que nas guitarras acústicas, a corda G é enrolada.

Clapton foi a primeira pessoa a montar sua guitarra com uma corda G desenformada – ele usou uma corda de banjo para substituir a corda G da ferida que apareceu no set.

Isso tornou a corda G mais fácil de dobrar, e era uma boa idéia que rapidamente se tornou o padrão para cordas de guitarra elétrica.

 

Ele pode tocar rápido e devagar:

Quando ele estava de brincadeira, ele demonstrou que poderia tocar assustadoramente rápido, mas também poderia tocar de forma lenta, como o BB King.

Existem muitos guitarristas que podem tocar mais rápido do que Clapton, especialmente em metal, mas há poucos que podem tocar tão lento quanto ele, e ainda soam tão bons.

Seus solos são incrivelmente bem estruturados e construídos ao longo do tempo.

 

Um bom solo de guitarra é mais do que uma coleção de licks:

Tem uma forma e conta uma história.

Os solos de Clapton geralmente começam devagar, e suaves e baixos no pescoço, e então ele constrói um clímax deslumbrante, muitas vezes rápido e alto e alto no pescoço.

Talvez um dos melhores exemplos disso seja seu solo para “Sunshine of Your Love”, onde ele começa com curvas simples e saborosas e, em seguida, constrói até as corridas rápidas.

Ouça atentamente como ele constrói seus solos ao longo do tempo, e tenta incorporar algo disso em seu próprio jogo.

O que lembrar é que, se você ouvir a guitarra de Clapton jogar agora, você pode pensar, “o que é o grande problema, ele soa como todos os outros, e ele nem é tão rápido / não usa o whammy bar / não joga Atrás da cabeça.

Como ele pode ser tão bom?

” A resposta é, naturalmente, que o jogo de Clapton inspirou e informou centenas de milhares de guitarristas, que todos soam como ele, e não o contrário.

Clapton foi um dos primeiros de muitas maneiras a introduzir sons, licks e estilos que, em última instância, definiram o que pensamos como guitarra rock.

Ele também gerou mais imitadores do que todos, exceto alguns outros guitarristas.

Mas se você está apenas ouvindo sua música pela primeira vez, talvez você não entenda o que era um guitarrista inovador quando apareceu pela primeira vez na cena musical de Londres na década de 1960.

Have your say